segunda-feira, abril 18

Tratamento da Distonia Cervical com BOTOX

Distonia Cervical
Distonia é um distúrbio neurológico que causa o congelamento dos movimentos durante uma ação, devido a contrações musculares involuntárias, lentas e repetitivas. É uma paragem brusca dos movimentos que pode conduzir a posições anormais e movimentos de torção de todo o corpo ou de algumas partes. Na maioria dos casos, é um distúrbio doloroso.

A distonia cervical, também conhecida como torcicolo espasmódico, é uma distonia focal (afeta uma região do corpo), na qual os músculos do pescoço se contraem involuntariamente, causando movimentos e posturas anormais do pescoço e cabeça. Este termo é geralmente utilizado para descrever espasmos em qualquer direção: para frente (antecolo), para trás (retrocolo), e para os lados (torcicolo).

Na distonia cervical, os músculos do pescoço se contraem involuntariamente em diversas combinações. Os movimentos podem ser sustentados ou reflexos. As contrações sustentadas causam a postura anormal da cabeça e pescoço, ao passo que os espasmos periódicos produzem movimentos reflexos da cabeça.

Acredita-se que a distonia cervical seja causada por um funcionamento anormal dos gânglios basais, que são estruturas cerebrais profundas, envolvidas no controle dos movimentos. A distonia cervical é algumas vezes hereditária.

Uma vez que a causa de base da distonia cervical (torcicolo espasmódico) permanece desconhecida, não há atualmente cura para esta condição. O tratamento é direcionado ao alívio sintomático.

A toxina botulínica do tipo A (BOTOX) é uma opção terapêutica eficaz para o tratamento da distonia cervical. A aplicação do botox demonstrou produzir alívio significativo da dor em mais de 85% dos pacientes, e melhora da distonia (mobilidade) em aproximadamente 70% destes.

Dentro dos usos médicos do Botox, existe uma opção terapêutica eficaz para o tratamento da distonia cervical. Estudos demonstram que a aplicação de toxina botulínica produz alívio significativo da dor em mais de 85% dos pacientes, e melhora da distonia (mobilidade) em aproximadamente 70% destes.

2 comentários:

  1. sou portadora da distonia ha mais de quinze anos mas so tem treisanos que iniciei o tratamento com botox o primeiro mes do tratamento eu tive um resultado bastnte satisfatorio mas agora ja nao vejo muito resultado

    ResponderExcluir