quinta-feira, outubro 15

Uso do botox no tratamento odontológico

Conhecida por disfarçar marcas de expressão e flacidez no rosto, a toxina botulínica (ou botox) também pode ser usada no tratamento odontológico, em casos como de sorriso gengival, bruxismo, disfunção da articulação temporo-mandibular (ATM), entre outros.

Segundo Tatiane Marega, coordenadora do Curso de Especialização de Pacientes com Necessidades Especiais e de capacitação em Toxina Botulínica na Odontologia da Faculdade São Leopoldo Mandic, a substância paralisa o músculo que está em hiperfunção, devolvendo-lhe o estado de normalidade.

Casos que podem ser tratados com a toxina botulínica

O tratamento pode ser feito nos casos de disfunção de ATM, dor orofacial, bruxismo e sorriso gengival. Pacientes que precisam de implante dentário também podem receber aplicação da toxina, pois ela ajuda a relaxar a musculatura da mastigação e, assim, favorece a adaptação às próteses dentárias.

No bruxismo, tanto para pacientes que rangem quanto para aqueles que apertam os dentes, a substância é aplicada nos principais músculos da mastigação nas laterais da face, para fazê-los perderem a força excessiva. “É um tratamento novo que vem apresentando resultados incríveis, ideal para quem não quer mais dormir com a placa protetora nos dentes”, observa Tatiane.

Pacientes que mostram a gengiva em excesso ao sorrir (problema conhecido como sorriso gengival) podem escapar da cirurgia quando a distância do lábio até a gengiva não excede 3 milímetros. Uma pequena aplicação no músculo interno do buço, responsável por tracionar o lábio superior para cima, impede que ele suba; assim, a gengiva fica menos exposta. “A melhora do quadro é notória e não há perda de sensibilidade no lábio superior, nem a sensação de face paralisada”, garante Tatiane.

O procedimento é seguro e não há nenhum comprometimento motor da boca, pois é feito apenas em alguns pontos, e em pequena quantidade. “É um tratamento simples, eficiente, feito em dez minutos com agulha fina e alto grau de satisfação relatado pelos pacientes”, salienta.

Assim como acontece quando usada para fins estéticos, a toxina botulínica na odontologia também tem duração de 6 meses, precisando ser reaplicada para dar continuidade ao bom resultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário