quinta-feira, outubro 15

Botox no couro cabeludo


Uma nova técnica começou a ser utilizada por mulheres frequentadoras assíduas das academias para manter a escova intacta após os treinos de atividade física. A injeção de toxina botulínica no couro cabeludo, é usada na intenção de evitar que as mulheres suem a região durante a prática de exercícios.

O dermatologista e presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Goiás (SBD-GO) Adriano Loyola, conta que a pratica teve inicio nos Estados Unidos, onde começaram a aplicar botox em mulheres que saiam direto da academia para o trabalho e não queriam perder a escova ou penteado do cabelo. “Lá, a técnica é chamada de scalp botox. Começou esse buchicho e no último congresso internacional os colegas apresentaram casuísticas de aplicação de botox no couro cabeludo com esse propósito”, explica o dermatologista.

No caso de pessoas com suor excessivo na cabeça - principalmente mulheres de 39 a 50 anos que sofrem de alterações hormonais provocadas pela menopausa – o produto pode ser aplicado no couro cabeludo, com excelentes respostas e melhora importante dos sintomas do climatério. Recentemente, o procedimento passou a ser solicitado por mulheres que não têm hiperidrose (suor excessivo), mas que querem evitar o suor na cabeça durante a prática de atividades físicas. O objetivo é manter o penteado intacto.

Como a toxina botulínica age no couro cabeludo?

Por meio de injeções, a substância é aplicada diretamente no couro cabeludo. Lá, ela bloqueia o impulso nervoso que estimula a produção de suor pelas glândulas écrinas. Essas glândulas têm uma fina camada de células musculares a seu redor, que se contraem e liberam suor para o couro. O Botox faz com que essas células fiquem paralisadas, ou seja, que não estimulem as glândulas. Assim o suor para de ser eliminado.

Consequentemente, com a redução da transpiração, o cabelo não ficará mais oleoso, fazendo diminuir o número de vezes que os fios devem ser lavados. Mas isto é uma consequência e não um efeito direto. Os maiores benefícios nesta região são a diminuições da sudorese e da oleosidade local. Se a pessoa tiver dermatite seborreica por excesso de produção das glândulas sebáceas também haverá melhora. 

Outra dica: É preciso estar atento na hora de escolher o profissional para fazer a aplicação de toxina botulínica. Quem está habilitado para fazer esse tipo de tratamento são os dermatologistas, que vão aplicar na medida certa e assim, melhorando a sudorese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário