segunda-feira, abril 18

Botox pode melhorar sintomas da hiperplasia benigna da próstata

Próstata
A hiperplasia benigna da próstata (HBP) é o aumento benigno do volume da próstata. Esta condição afeta metade dos homens com mais de 60 anos de idade. Quando a próstata aumenta de tamanho, ela comprime a bexiga, podendo causar problemas urinários como jato urinário fraco ou interrompido, aumento da freqüência das micções com eliminação de pequenos volumes de urina e urgência para urinar. Como é um quadro progressivo, se não for tratado pode levar à retenção da urina e causar problemas renais.

Pesquisa divulgada na Associação Americana de Urologia, na Califórnia, realizada por pesquisadores de Taiwan, na Universidade de Pitsburgo, mostrou que apenas uma injeção de Botox na próstata pode melhorar os sintomas e a qualidade de vida de três em cada quatro homens com hiperplasia benigna da próstata.

Durante o estudo, 37 homens que não respondiam ao tratamento convencional para hiperplasia benigna da próstata, com mudanças no estilo de vida e com medicações, receberam uma injeção de Botox diretamente na próstata. Um ano depois, 27 deles apresentaram até 30% de melhoria.
Hiperplasia Prostática Benigna


A teoria é de que o Botox estimula uma espécie de morte celular programada das células da próstata, um processo conhecido como apoptose, fazendo com que a glândula não aumente de tamanho, evitando problemas causados pela hiperplasia.

Alguns medicamentos podem controlar os sintomas, mas alguns pacientes não respondem ao tratamento convencional ou apresentam efeitos colaterais, como impotência sexual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário